Nascido em Bengala, na Índia, em 1931, e imerso desde a infância em uma atmosfera familiar muito amorosa e espiritual, Sri Chinmoy passou sua mocidade e até a idade de 33 anos numa comunidade espiritual progressiva no sul da Índia. Suas experiências e seu treino na infância e juventude, aliadas a uma educação no estilo ocidental, que incluiu intenso envolvimento e prêmios em vários esportes, fizeram dele um verdadeiro mestre espiritual da era moderna.
Sri Chinmoy estudou e também teve a experiência das grandes religiões do mundo, e abraçou a luz e sabedoria de cada uma. A filosofia expressada em seus escritos é proveniente de sua própria busca interior, somada àquela decorrente de sua unicidade espiritual com a abrangente gama de experiências de cada ser humano.
Acadêmicos de filosofia religiosa conhecerão nos escritos de Sri Chinmoy as mais elevadas verdades descobertas pelos visionários, santos e sábios através das eras. Estudantes das ciências humanas serão inspirados, encorajados e consolados pelo imortal retrato da humanidade em todas as suas obras.
Na primavera de 1970, a convite do então Secretário-Geral das Nações Unidas, U Thant, Sri Chinmoy passou a conduzir Meditações de Paz duas vezes por semana, para delegados e funcionários da ONU.